20º Porto Verão Alegre segue até 17 de fevereiro

Com o conceito “O Sol da Meia Noite” e #culturatransforma a 20ª edição de um dos maiores festivais privados de arte do País está em curso na Capital e Região Metropolitana e segue até dia 17 de fevereiro. São 97 espetáculos apresentados nos palcos de Porto Alegre, entre opções de teatro, dança, mágica e ilusionismo e música. Nove atrações serão apresentadas no Teatro do SESC em Canoas. A Mostra Infantil reunirá seis peças, apresentadas no Teatro do SESC em Porto Alegre. E outras três peças serão exibidas dentro do Circuito Interior, em Canoas, Camaquã e Gravataí.

Programação completa e vendas de ingressos no site www.portoveraoalegre.com.br.

Divulgação / Mainquest / PVA

Dentre os espetáculos em cartaz estão alguns clássicos gaúchos, mas também diversas apresentações inéditas! Confira algumas estreias abaixo:

CARRIE A HISTÉRICA

Apresentações: 01, 02 e 03 de fevereiro

Horário: 21h00

Local: Teatro do SESC (Av. Alberto Bins, 665, Porto Alegre)

Sinopse: “CARRIE, A HISTÉRICA – 30 Anos Depois” é a remontagem de texto escrito por Renato Del Campão e Zé Adão Barbosa no final de 1987 e que esteve em cartaz até 1990, exatamente no período de transição depois de três ditaduras militares. Na peça, duas irmãs atrizes, Dalva e Phedra Libânio, de gerações diferentes e com estilos opostos – uma representa o teatro conservador e a outra o comercial – divagam sobre seus passados e prometem ao público uma adaptação do filme “Carrie, a Estranha”, de Brian de Palma. O tempo passa e a promessa é adiada por intervenções não planejadas, transformando o que seria uma apresentação formal num festival de risadas.

Ficha Técnica:

Autor: Renato Del Campão

Direção: Eduardo Kraemer

Elenco: Renato Del Campão e Zé Adão Barbosa

Classificação: 16 anos

Duração: 80 min

Lilás. Crédito Pingo Alarbace

LILÁS

Apresentações: 15, 16 e 17 de fevereiro

Horário: 22h30

Local: Porão do Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Sinopse: espetáculo composto por dois textos curtos de Jon Fosse: “Lilás” e “Guitar Man”, nunca encenados no Brasil. A montagem é a primeira oportunidade para o público gaúcho conhecer a obra de um dos mais renomados dramaturgos europeus da atualidade.

 

Sobre LILÁS

Escrita em 2003, como parte do projeto “Shell Conexions”, flagra o ensaio de um grupo de jovens músicos inexperientes, tentando encontrar uma linguagem para a recém-formada banda. Os sonhos e conflitos de seus integrantes são a tônica que alimenta o desenvolvimento da peça. Inominados, os personagens são associados ao instrumento que tocam: o guitarrista, o baixista, o baterista, o vocalista, e assim por diante. A presença de uma mulher que acompanha os ensaios do grupo, acirram as contradições e os enfrentamentos que transformarão a vida de cada um deles.

 

Sobre GUITAR MAN

O monólogo que complementa o primeiro texto, flagra o personagem do guitarrista alguns anos depois, transformado em um músico de rua diante das adversidades que a vida lhe impôs. Um texto comovente faz o balanço de sua trajetória de vida, suas frustrações e expectativas.

 

Ficha Técnica:

Autor: Jon Fosse

Direção: Luciano Alabarse

Elenco: Frederico Vittola, Leonardo Koslowski, Miriã Possani, Nicolas Vargas e Pingo Alabarce

Classificação etária: 16 anos

Duração: 80 minutos

 

UM CORPO ESTRANHO ENTRE NÓS

Apresentações: 08,09 e 10 de fevereiro

Horário: 21 horas

Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

Sinopse: Dois amigos, Cesar e Arnaldo, e uma mesma mulher. Ela deixa de viver com Arnaldo par viver com Cesar e depois abandona Cesar para viver novamente com Arnaldo…Mas isto não é tudo. Entre os dois amigos uma grande amizade. E um final, senão surpreendente, ao menos inusitado.

 

Ficha Técnica:

Autor: Josué Guimarães

Direção: José Ronaldo Faleiro

Elenco: Regis Brandão, Luis Emilio Strasburger e Suzi Rêgo

Classificação etária: 14 anos

Duração: 80 min

 

SÉRGIO ROJAS INSTRUMENTAL

Apresentações: 14 de fevereiro

Horário: 21 horas

Local: Centro Histórico-Cultural Santa Casa (Av. Independência, 75)

Sinopse: Trilhas originais feitas para cinema mais as trilhas instrumentais dos projetos avulsos.

Ficha Técnica:

Autor: Sérgio Rojas

Direção: Sérgio Rojas

Elenco: Sérgio Rojas violão, Caio Maurente baixo acústico, Diogo Barcelos Piano, Dhouglas Umabel Violino.

Classificação etária: Livre para todos os públicos

Duração: 60 min

 

TOC UMA COMÉDIA OBSESSIVA COMPULSIVA

Apresentações: 15, 16 e 17 de fevereiro

Horário: 21 horas

Local: Teatro Renascença (Av. Érico Veríssimo, 307)

Sinopse: Quatro pessoas, com diferentes personalidades e tipos de TOC, encontram-se num improvável consultório. Enquanto esperam pelo famoso Dr. Clóvis Schartzmann, para uma sessão de psicoterapia, compartilham suas vidas e desenvolvem uma estranha relação. Uma comédia para quem tem mania de bom humor!

 

Ficha Técnica:

Autor: Artur Jose Pinto

Direção: Lutti Pereira

Elenco: Daniel Lion, Juliana Barros, Letícia Kleemann e Vinicius Petry

Classificação etária: 14 anos

Duração: 60min

 

A edição de 2019 é apresentado pelo Ministério da Cultura, Banrisul e Zaffari, e tem patrocínio do Grupo RBS, DLL, Corsan e Panfácil, além do apoio de Dufrio, Net Claro, Doctor Clin, Laghetto, Planalto, Panvel, STB, BRDE e DC Shopping.

O Porto Verão Alegre é um projeto privado realizado pela Mezanino, liderada pelos atores Rogério Beretta e Zé Victor Castiel, e pela Mais Além, dirigida por Claudia D’Mutti.

 

Informações via assessoria de imprensa

By | 2019-01-13T23:36:04-03:00 janeiro 13th, 2019|Cultura|Comentários desativados em 20º Porto Verão Alegre segue até 17 de fevereiro