Comunicação Integrada de Marketing como potencializadora de resultados – por Mateus Rosa

No mundo dos negócios é preciso criar valor a um produto/serviço, superar os concorrentes e gerar resultados. Este sempre foi e sempre será o grande desafio das corporações. Nesse contexto, sai na frente quem tem competências suficientes para se destacar e superar os objetivos traçados. Uma das grandes precipitações de muitas marcas é não potencializar a comunicação como uma ferramenta para potencializar resultados.

A internet se tornou indispensável e a cada ano milhões de usuários começam a ter acesso à rede, principalmente através dos dispositivos móveis. Essa revolução impulsionou a era do conteúdo, dos influenciadores, do relacionamento em redes, da participação e da informação.

Neste contexto, mudanças acontecem de forma acelerada e diversas áreas do conhecimento estão se modificando e adaptando-se a nova realidade de consumo. Potencializando o Marketing como uma estratégia eficiente para os resultados empresariais. Deixando claro que marketing não é uma ferramenta somente para fins comerciais; hoje se insere como um importante instrumento de recurso administrativo e tem um papel relevante no mundo contemporâneo e midiático.

O surgimento de diversas marcas e a expansão dos canais de comunicação compõem um cenário extremamente competitivo, levando as empresas a utilizarem as ferramentas existentes para sua melhor atuação diante dos seus concorrentes. O mercado digital e suas infinitas possibilidades vêm revolucionando a sociedade, por meio das plataformas de tecnologias digitais de comunicação e informação. Afetando e modificado todas as dimensões da vida humana desde o trabalho, relacionamento, lazer e educação.

A Comunicação Integrada de Marketing (CIM) é uma ferramenta estratégica essencial para o desenvolvimento das organizações, contribuindo para que a empresa consiga potencializar sua comunicação com intuito de provocar maior impacto e se destacar junto aos concorrentes. Por isso, integra a mensagem, conteúdo e veículo onde está inserida, auxiliando na identificação do mercado-alvo e suas premissas. Combinando com todos os elementos do composto de comunicação, a eficácia dos efeitos causados por suas ações poder ser de maior impacto e gerar mais resultados.

[blocktext align=”left”]Uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas organizações e para a otimização de suas atividades.[/blocktext]

Neste sentido, a CIM relaciona atividades voltadas para os elementos do composto de marketing, relacionando as mudanças existentes do mercado com as estratégias a serem desenvolvidas para atingir o alvo. Diante disto ressalto que em todos os aspectos do marketing se envolvem diretamente com a comunicação existente na empresa. Neste sentido, todos os departamentos da empresa devem estar integrados entre si. A comunicação é o utensílio de principal relevância para a integração dos departamentos, pois através dela é possível estabelecer uma sinergia voltada para atender as metas e objetivos traçados pelos gestores. Portanto a integração entre os meios de comunicação e suas especificidades é fundamental e necessário para o bom desempenho da gestão, mas para que aconteça é necessário um plano gestor de marketing.

Assim sendo, pode-se aqui afirmar que uma boa comunicação é essencial para a melhoria de processos nas organizações e para a otimização de suas atividades, influenciando positivamente no alcance dos objetivos estratégicos e até mesmo sendo fator decisivo para a sobrevivência dessas marcas no mercado.

By | 2016-11-06T21:22:52-03:00 novembro 6th, 2016|Artigos|Comentários desativados em Comunicação Integrada de Marketing como potencializadora de resultados – por Mateus Rosa