Matinal: newsletter diária com principais notícias do RS

Em meio à tanta informação, é cada vez mais necessário – e muitas vezes difícil – filtrar aquilo que é relevante e de credibilidade. Nesse cenário, o papel dos e-mails ganhou nova vida no consumo de notícias. Uma série de iniciativas no Brasil e no mundo tem se mostrado eficazes nesse formato de entrega de conteúdo, como o Canal Meio, o a_nexo, da Nexo Jornal, e os briefings diários do The New York Times. Inspirados nesses exemplos, foi lançada neste mês a Matinal Jornalismo, uma newsletter enviada todas as manhãs com as principais notícias do dia de Porto Alegre e do Rio Grande do Sul. Para receber a news, basta assinar gratuitamente na página https://matinal.news.

Os disparos da newsletter acontecem de segunda a sexta, por volta das 7h, e traz os principais conteúdos do dia com uma abordagem contextual e local. O diferencial da Matinal é priorizar os acontecimentos gaúchos e da Região Sul, e que não apareceriam em outras newsletters com foco nacional. Ainda sim, sua curadoria também abrange o que tem repercutido na grande mídia.

Para o leitor que quiser se aprofundar em um tópico específico, o texto traz links de notícias e reportagens que foram fonte dos assuntos abordados. As principais referências são os veículos da região, colunistas, canais independentes e redes sociais, sempre passando pelo crivo dos editores e os critérios de noticiabilidade do jornalismo.

Quem faz a Matinal

Três jornalistas com experiência nas principais redações do Estado estão à frente da iniciativa. Paulo Serpa Antunes, que vem do Jornal do Comércio; Tiago Medina, que trabalha no Correio do Povo; e Filipe Speck, que atuou na redação da Zero Hora e em outras áreas do Grupo RBS. Para o trio, o objetivo é, além de informar os leitores, experimentar novos formatos e modelos de negócio.

2019-03-21T00:50:56-03:00