Pesquisa da RSbloggers, “Influência RS 2019”, mostra panorama do mercado local

O panorama do mercado de influenciadores no Rio Grande do Sul foi analisado em recente pesquisa organizada pela RSbloggers: Influência RS. Os dados coletados em julho deste ano foram apresentados em primeira mão durante nosso evento anual Influenciadores Digitais Meet Up e agora estão disponíveis neste link. Foram ouvidos cerca de 90 criadores de conteúdo gaúchos para entender quais os seus desafios no cenário local de influencer marketing e como se dá a relação deles com as marcas, seu nível de formalização e qualificação.

Entre os pontos positivos observados estão a tendência das marcas em voltar a realizar parcerias com os mesmos influenciadores, fidelizando o relacionamento com os mesmos. Além disso, pôde se observar que os influenciadores estão cada vez mais criando seus próprios projetos e buscando diversificar os formatos de monetização de conteúdo (ainda que a maior parte das campanhas ainda aposte no publipost).

Por outro lado, ainda se percebe que muitas marcas selecionam influenciadores somente a partir de números de audiência, investem pouco ou preferem campanhas em permuta de serviços ou produtos. Também se notou baixo profissionalismo de ambas partes no que se refere ao registro das negociações de campanha. Falta preocupação em realizar contratos e formalizar os acordos.

Os influenciadores também destacaram os principais motivos que, na opinião deles, enfraquecem o mercado regional. Entre eles: a falta de profissionalismo de alguns influenciadores, objetivos de campanha mal definidos pelas marcas, muitas ações ainda negociadas em permuta e a baixa remuneração (56,1% dos influenciadores dizem fechar uma campanha como um post no Instagram na faixa de R$ 100 a R$ 300).

Para ter acesso à pesquisa na íntegra acesse este link: rsbloggers.com/influenciars2019.

By | 2019-09-22T21:51:10-03:00 setembro 22nd, 2019|Digital|Comentários desativados em Pesquisa da RSbloggers, “Influência RS 2019”, mostra panorama do mercado local