Ocorrerá, de 9 a 11 de novembro próximo, a 5ª edição  do Porto Alegre Biological Evolution Workshop (Pabew). O evento internacional vem sendo realizado a cada dois anos desde 2007 e este ano, acontecerá no anfiteatro do Departamento de Genética da UFRGS. Em 2015, o coordenador geral do simpósio é o professor Francisco Salzano, que completou 87 anos, 66 deles dedicados à ciência.
 

FRANCISCO SALZANO - Crédito André Chassot - DivulgaçãoFrancisco Salzano. Foto de André Chassot.

 
Durante três dias, serão proferidas 11 conferências por cientistas dos Estados Unidos (4), Reino Unido (2), Austrália, Espanha, França, Noruega e Suíça (um de cada). As sessões de debates também ganham a participação de 22 pesquisadores convidados do Brasil e da Argentina.
 
Os encontros acontecem nos turnos da manhã e da tarde, abordando  assuntos fundamentais como biodiversidade, conservação, ecologia, evolução humana e biologia-cultura.
 
Entre os debates mais aguardados, está a apresentação da pesquisadora norueguesa Erika Hagelberg. Ela irá discutir a origem dos nativos da Ilha de Páscoa, os famosos Rapa-Nui. Já o pesquisador William C. McGrew, da prestigiosa Universidade de Cambridge, irá relatar suas descobertas entre os chimpanzés que fazem ferramentas. “As reuniões anteriores já serviram para proporcionar uma ampla interação entre cientistas brasileiros e estrangeiros. A partir desses encontros, acontecem o delineamento de projetos comuns de investigação científica internacional”, explica Salzano.
 
Ainda de acordo com o coordenador do Pabew, “neste momento economicamente delicado pelo qual passa o nosso país, a colaboração internacional só poderá ser benéfica, tanto para nós, quanto para nossos colegas estrangeiros”, adianta.
 
Junto com Salzano, também coordenam o evento as pesquisadoras do Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM), professoras Maria Cátira Bortolini e Loreta Freitas, ambas da UFRGS. “Boa parte das descobertas e pesquisas que serão debatidas na capital dos gaúchos são de inestimável valor, não só à comunidade científica, mas às pessoas, já que muitos temas abordados já são ou poderão tornar-se parte integrante da vida delas”, avalia Maria Cátira.
 
Sobre o PPGBM
O Programa de Pós-Graduação em Genética e Biologia Molecular (PPGBM) completou 52 anos de atividades ininterruptas em 2015. Já formou mais de 800 doutores e mantém nota máxima na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). É também referência nos principais centros de pesquisa e universidades do mundo e considerado o melhor do País.
Serviço:
O quê: 5ª Edição  Biological Evolution 2015
Quando: dias 09,10 e 11 de novembro de 2015 – segunda, terça e quarta-feira, manhã e tarde;
Onde: Campus do Vale, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), no Auditório do Departamento de Genética, em Porto Alegre (RS).
As inscrições estão abertas. Ao mandar um e-mail para o endereço 5pabew@gmail.com, o interessado receberá uma resposta automática, com as instruções e um código para a inscrição. Contatos pelo telefone 51 3308 6722.
Informações da Assessoria de Imprensa do Biological Evolution 2015.