Apesar do ano desafiador a Climb Consulting Group conseguiu aumentar faturamento expandindo mercado no país e apostando em educação online para profissionais do setor

Divulgação/Grupo Cortez

 

A Climb Consulting Group fecha 2020 com crescimento de 15% no faturamento, ampliação no quadro de consultores e expansão de mercado. A consultoria é especializada na implantação dos conceitos e ferramentas Lean Construction (Construção Enxuta), que tem o objetivo de reduzir desperdícios, agregar valor às atividades produtivas e aumentar a produtividade nos canteiros de obra. Os novos projetos iniciados no segundo semestre deste ano abrangem os setores de geração de energia renovável (usina fotovoltaica e parques eólicos) na Bahia, Rio Grande do Norte e Ceará; e de redes de transmissão de alta tensão em Minas Gerais e no oeste do Paraná.

Como primeira resposta da empresa às restrições impostas pela pandemia, toda sua dinâmica de trabalho foi adaptada. Os sócios e Engenheiros Civis Marcus Fireman, Santiago Navarrete e Bernardo Etges adotaram o home office e implementaram novas ferramentas digitais e de colaboração para manter as rotinas com os clientes. Na avaliação da Climb, o reaquecimento do setor de construção civil se consolidou no terceiro trimestre deste ano, principalmente em decorrência dos investimentos concentrados no setor imobiliário, resultado da redução da taxa de juros e da maior disponibilidade de créditos e financiamentos.

Com a retomada dos investimentos, tanto no mercado imobiliário como em infraestrutura, a Climb rapidamente ampliou sua atuação para outros estados e novos clientes, além de apostar na área de educação online. Já foram realizadas cinco turmas e mais de 100 profissionais foram capacitados sobre os conceitos e ferramentas da construção lean. Outros cursos já estão previstos para iniciar em janeiro de 2021 e um deles – Lean Construction A Revolução da Produtividade” – já está com inscrições abertas neste link.

O diferencial dos cursos promovidos pela Climb Consulting está na constante participação de profissionais e professores que pesquisam e atuam com a implementação do Lean Construction em diversos países e instituições. E a empresa também realizou uma série de eventos explorando tendências de inovação no setor da construção, cases de sucesso na implementação do Lean Construction, como os da Remo Engenharia e da Andrade Gutierrez. Outro assunto relevante abordado foi o gender bias (viés de gênero) no ambiente da construção civil com palestrantes e pesquisadores da Alemanha e Chile.

Entre os conteúdos mais buscados pelos profissionais do setor que buscam as capacitações estão Planejamento pelo Takt-time (análise que representa o ritmo de uma linha de produção, suficiente para o atendimento à solicitação da demanda de mercado) e Linha de Balanço (técnica de planejamento e controle de prazo, que tem como princípio organizar e planejar os locais da obra no tempo), além da integração do BIM (Building Information Modelling) com as ferramentas do Lean Construction.

 

Sobre a Climb Consulting Group

Conduzida pelos sócios e engenheiros civis Marcus Fireman, Santiago Navarrete e Bernardo Etges, a empresa tem por objetivo melhorar os processos e promover a capacitação nas empresas do setor da construção. Para isso busca tornar organizações mais leves e competitivas através da eliminação das perdas, redução de custos e aumento da produtividade. Entre seus pilares de atuação estão Lean Construction, a Reestruturação de Processos Internos e o foco na Inovação. 

A implementação de novas tecnologias e soluções inovadoras são alternativas sempre presentes nos projetos da Climb. Além disso, seus sócios possuem forte vínculo acadêmico sempre buscando estar à frente das tendências e soluções de impacto que despontam no setor.