Próxima edição do evento será realizada até novembro em Santa Maria, com data a ser divulgada em breve

No último sábado, 17, a rede RSbloggers realizou o Encontro de Influenciadores Digitais RS em Pelotas com o espaço lotado. O evento inédito reuniu alguns criadores de conteúdo online e profissionais ligados a agencias de criação, monetização e divulgação digital. Com curadoria do profissional de Marketing Mateus Rosa, o encontro teve patrocínio da empresa de TI, Devopers, e apoio das marcas de vestuário, Me Voy, e de alimentos, Biscoitos Zezé.
Entre as creators convidadas estavam Thaísa Gomes (que escreve sobre Moda no site que leva seu nome), Lara Leal Souto (YouTuber mirim pelotense que se destaca fazendo resenhas de brinquedos, além de abordar outros diversos assuntos de forma muito irreverente) e Mônica Fonseca (apresentadora de TV, influenciadora digital que iniciou recentemente seu canal no YouTube para abordar suas descobertas com a maternidade).
Já para falar sobre mercado e estratégias nas redes sociais participou Ana Maria Bicca, líder do time de Social Media da agência Cadastra, de Porto Alegre. Além do Assessor Artístico William Sell de Borba abordando monetização no universo virtual e a dupla Thomaz Ballverdu e Ramon Ballverdu mostrando cases de intervenções offline que ganharam repercussão mundial através de canais online.

img_1603

Mateus Rosa apresenta o evento, as marcas parceiras e fala sobre a próxima edição, que acontece em Santa Maria, com data a ser divulgada em breve.


A tarde iniciou com a apresentação de Andressa Griffante, gestora da maior rede de influenciadores digitais do Estado, RSbloggers. Ela contextualizou a importância destes novos profissionais e explicou como funciona seu projeto para fomentar a indústria de creators gaúchos.
img_1647

Andressa Griffante apresenta a rede RSbloggers e o mercado de influenciadores.


Em seguida, Andressa chamou Lara para contar sobre sua vida de youtuber e a grande repercussão de seus vídeos entre os jovens – de dezembro de 2014 até agora, ela já registrou mais de 5,1 milhões de visualizações em seu canal. A convidada de 13 anos demonstrou conhecer bem o mundo digital e querer investir na sua carreira no vídeo. Lara não se importa com os haters, ao longo do tempo adquiriu equipamentos e programas de edição e quer estudar cinema. Para ela,  o que atrai cada vez mais views em seu canal é a sua interação com os seguidores, atendendo pedidos e falando sobre os brinquedos e games que estão na moda entre eles. Toda a sua desenvoltura frente às câmeras e falando com o público ganham grande incentivo dos pais, que também auxiliam na criação dos vídeos.
img_1664

Bate-papo com a YouTuber Lara Leal Souto.


A tarde seguiu com uma conversa entre a profissional Ana Maria Bicca e a blogger Thaísa Gomes. Mediado por Andressa, o bate-papo abordou o comportamento das marcas frente as novas possibilidades de anúncio, nos blogs ou redes sociais dos influenciadores. Enquanto Ana esclarecia os fatores decisivos ao definir a melhor estratégia para seus clientes na Cadastra, Thaísa mostrava como iniciou seu blog priorizando o conteúdo e aos poucos se apresentando para marcas e assessorias de imprensa que hoje são suas parceiras. A troca de ideias mostrou que existe uma mudança crescente na forma em que empresas e agências buscam o influenciador correto para investir e dialogar com seus consumidores, porém existe também uma grande profissionalização e preparo destes criadores de conteúdo, que ao saberem de seu grande poder de influência se aprimoram cada vez mais, dando espaço para o empreendedorismo digital.
img_1697

Ana Maria, Andressa e Thaísa em bate-papo sobre influenciadores e relacionamento com as marcas.


Ana Maria Bicca encerrou a primeira parte das apresentações com a palestra “Conteúdo e mídias sociais: onde e como divulgar?”. Com grande domínio sobre posicionamento de marcas no ambiente digital, Ana mostrou como elas devem planejar sua interação, relacionamento e direcionamento de conteúdo, aliando criatividade, participação no dia a dia das pessoas e diferenciação. Através de dados e cases, ela mostrou como as empresas de diferentes portes podem e devem se aproveitar das redes sociais e do poder dos influenciadores digitais para conquistar consumidores, melhor atendê-los e fidelizá-los.
img_1749

Palestra de Ana Maria Bicca.


Após o intervalo foi a vez da apresentadora de TV e YouTuber Mônica Fonseca falar sobre sua trajetória em frente às câmeras, além de dar dicas sobre improvisação, engajamento, relacionamento com o público e imagem. Mônica contou sobre seus primeiros passos no novo canal online, em que ela compartilha suas experiências como mãe de primeira viagem. E aproveitou para incentivar os aspirantes a youtubers a não esperarem muito para criarem seus conteúdos e gravarem seus vídeos, mesmo que feitos inicialmente através de celular e sem muitos recursos de edição. Afinal, é colocando na rua e compartilhando suas ideias que cada um saberá o que e como se aprimorar.
img_1828

Palestra de Mônica Fonseca.


Na sequência, William Borba iniciou sua palestra focado em como monetizar e se relacionar com o mercado, tratando a produção de conteúdo online como um negócio a ser explorado e valorizado. Ele, além de marido da Mônica, é responsável pela assessoria artística do canal criado pelos dois no YouTube. Em sua fala, William encorajou os influenciadores digitais a investirem numa apresentação comercial, a trabalharem de forma séria e responsável perante os clientes, apresentando diferenciais como relatórios, nota fiscal, além de dominarem os dados sobre seu canal, podendo justificar seu valor.
img_1833

William Borba fala sobre monetização.


Encerraram o encontro os irmãos Thomaz Ballverdu e Ramon Ballverdu, empreendedores na agência de publicidade Mark+ e no estúdio Carma, de Pelotas. Com uma sequência de cases muito criativos e incentivadores eles mostraram como desenvolvem um modelo diferente de campanha, focada em intervenções urbanas que propagam ideias pelo mundo através de vídeos compartilhados na internet. A dupla prova que criatividade é a alma do negócio e que causas sociais e conteúdo estão cada vez mais presentes nas campanhas publicitárias. As marcas devem mirar o cotidiano de seus consumidores e o universo digital é forte aliado na hora de propagar estes valores sociais.
img_1865

Ramon e Thomaz apresentam suas campanhas e intervenções urbanas.


O Encontro de Influenciadores Digitais RS tem como objetivo percorrer outras cidades do Estado, como Santa Maria e Caxias do Sul, além de levar o evento para outras capitais do país. A próxima edição será realizada em Santa Maria até novembro com data ainda a ser confirmada.
 
Mais informações sobre o Encontro de Influenciadores Digitais: rsbloggers@rsbloggers.com.br