Há 16 anos em atividade, a Martha Becker Comunicação Corporativa foi pioneira em conectar marcas e influenciadores digitais no Estado. Desde que nasceu – prestando serviços de Assessoria de Imprensa – a empresa viu o comportamento do mercado de Comunicação se transformar e sabiamente soube se adaptar às novas demandas. Responsável pela divulgação de grande parte das marcas Top Of Mind do Estado, a equipe desenvolveu seu núcleo digital há cerca de quatro anos. O MB Connect atua em três frentes: monitoramento digital, ativação digital e, a principal delas, o RP digital.
O RSbloggers conversou com a Jornalista e Diretora da empresa, Martha Becker, e com Valéria Luna, responsável pela área de Relações Públicas online e offline. Na pauta, os influenciadores e sua relação com as marcas, além das constantes transformações no ambiente digital e nas estratégias de mercado. Durante o encontro uma palavra permeou todo o diálogo: Relacionamento.
Abrimos o núcleo digital porque sentimos a necessidade de falar com esse público e estamos investindo bastante, contratando gente que goste dessa área, investindo em cursos, diz Martha, explicando sobre a criação do MB Connect.
aspas1_mb
A empresária lembra ainda que influenciador não é só aquele blogueiro ou youtuber, alguém ligado a algum canal online, mas também profissionais que são referência na área em que atuam e têm, portanto, grande poder de influência neste universo. Quando a gente fala influenciador hoje: claro que a gente já tem um mailing super farto de blogueiros. Mas pode existir aquele cara que provavelmente nem ele se dá conta de que é um influenciador. Um personal trainner, por exemplo, que dá dicas de saúde (em suas redes sociais). Será que para um produto nosso ligado à saúde não é interessante ele conhecer, falar bem deste produto? Esse feeling a gente também tem que ter.
E Valéria classifica estes diferentes tipos de influenciadores: Existem algumas categorias com as quais a gente lida na rotina digital. Por exemplo: o Broadcaster é quem vai dar uma grande propagação para a marca – um exemplo é a Gabriela Pugliesi. Agora, um Expert, é um arquiteto ou um personal trainner, que pode nem ter um número grande de seguidores, mas nessa área (em que atua) ele é um expert e vai influenciar aquele nicho. E tem ainda o Técnico, que é o cara que vai falar para quem entende do assunto, vai fazer comparações técnicas sobre o produto e isso também é interessante.
aspas2_vl
As profissionais garantem que o relacionamento é o grande negócio da empresa e que estão sempre sugerindo que as marcas invistam e sigam investindo neste relacionamento, tanto com os comunicadores da mídia convencional, como estes novos profissionais do ambiente digital. Para Valéria, algumas marcas ainda estão no caminho para perceberem a importância de investir no relacionamento com estes influenciadores. A gente sempre está levando para as marcas a oportunidade de dialogar com esse público. Algumas horas elas aceitam e outras horas elas não aceitam por diversas questões, de verba ou de não planejamento, explica.
Martha Becker percebe comportamento positivo e atuante das marcas neste mercado: Eu tenho uma visão mais otimista. De uns três anos pra cá ocorreu uma mudança tão rápida na Comunicação, inclusive com relação aos clientes. Acho que os clientes também estão mudando. Está sendo muito rápido, para uma mudança social e cultural, essa história das mídias sociais. Então, acredito que os clientes estão sim valorizando bastante (os influenciadores). Hoje, eles pedem muito para fazermos um trabalho de PR Digital. E os “marketings” estão se dando conta disso rapidamente.
E noto, desde que a gente vem trabalhando com estes influenciadores, que existe gente muito boa, que está crescendo na área de Gastronomia, de Arquitetura, de Fitness, de Moda… Claro que em São Paulo existe mais até pelo universo paulista que é muito maior que o nosso, mas sou otimista. Acho que a gente (no RS) está num caminho muito legal de crescimento e, modéstia à parte, acho que a nossa agência está preparada para fazer um bom trabalho na área digital. (MB)
Ainda que sua equipe do núcleo digital esteja sempre em busca de novos influenciadores e em constante relacionamento com estes novos profissionais, Martha afirma que o contrário também acontece e fica feliz quando pessoas que estão entrando neste mercado se apresentam e fazem contato com a agência: É importante que esse pessoal que está se construindo nessa área se apresente para as agências. Isso é relacionamento!

Na foto em destaque, Martha Becker. Crédito: Leocádia Costa