O Snapchat vem ganhando espaço e se tornando o favorito entre os internautas. Todos os dias, estima-se que cerca de 100 milhões de mídias sejam compartilhadas através deste aplicativo. Para as marcas e influenciadores este fato apresenta-se com uma oportunidade de novos negócios e geração de conteúdo.
No entanto, uma das principais vantagens do “Snap” é poder mostrar os momentos ao vivo e de forma descontraída com inúmeros efeitos e animações. É realmente mais um instrumento para dinamizar os Blogs. Atualmente, possuímos diversas plataformas similares para produção de conteúdo, porém, é preciso explorar a força do Snapchat para também se fortalecer nestes outros canais midiáticos.
Mas qual o propósito do Snapchat? Como posso usar a favor do meu blog? Aposto no conceito de conectar novas pessoas, comunicar-se com o público, informar e gerar uma experiência significativa para sua audiência.
Segundo dados no site da Rock Content
– O principal público do Snapchat tem de 13 a 34 anos;
– Cerca de 70% dos usuários é do sexo feminino;
– Mais de 5 bilhões de vídeos são visualizados na rede diariamente;
– Existem mais de 100 milhões de usuários ativos na rede diariamente (para se ter uma noção do que isto significa, comparamos com o número de usuários do Twitter: cerca de 320 milhões mensais);
– Os jovens de 13 a 34 anos costumam assistir a eventos globais através do compartilhamento dos usuários através da função “Ao vivo”, ao invés de televisão, por exemplo.
Dentro deste contexto, o envolvimento do usuário em Snapchat é maior do que qualquer outra plataforma. Isto significa que os usuários não estão apenas recebendo conteúdo; eles estão realmente prestando atenção nele e gerando “buzz”. Simplificando: usuários desta mídia parecem encontrar no Snapchat uma importante fonte de entretenimento e informação.
Estima-se que os números de usuários do Snapchat continuarão crescendo rapidamente, mas isso não é tão importante se as marcas e profissionais não descobrirem uma maneira eficaz de rentabilizar essa atenção. Usar da criatividade, de forma divertida e natural, e que deixe as pessoas interessadas em querer visualizar suas atualizações e seu conteúdo.
O Snapchat traz uma nova linguagem, um novo formato de comunicação que está ganhando cada vez mais força. Vale a pena experimentar!
 
mateus*Mateus Rosa é Profissional de Marketing e Comunicação Estratégica. Há mais de 5 anos trabalha com ferramentas de comunicação por meio de canais digitais como links patrocinados, e-mail marketing, SEO, redes sociais, e outros.