Agosto trouxe debates importantes e novidades que mexem diretamente com o trabalho de quem cria conteúdo e acompanha o mercado digital. Do combate à exploração infantil no ambiente online às novas ferramentas das grandes plataformas, confira os principais destaques do nosso resumão do último mês.
Felca expõe exploração infantil na internet e mobiliza mudanças
O YouTuber Felca trouxe à tona denúncias de exploração de crianças e adolescentes no ambiente digital em um vídeo de quase 50 minutos que viralizou. A repercussão resultou na prisão preventiva do influenciador Hytalo Santos e seu marido, além da remoção de diversos canais do YouTube, como Bel para Meninas, João Caetano, Taspio e o casal Paty e Dedé.
A mobilização chegou também à esfera política: o Senado aprovou um projeto de lei que cria regras mais rígidas contra a adultização de crianças na internet. A Justiça do Trabalho determinou ainda que as redes do grupo Meta não podem permitir exploração de trabalho infantil artístico sem autorização judicial.
👉 Leia na Folha
👉 Confira na CNN Brasil
👉 Veja na Folha
👉 Leia no G1
👉 Veja na Agência Brasil
Diversidade ainda encontra barreiras no marketing de influência
O estudo “Creators e Marcas da Diversidade”, da Agência Mosaico, revelou avanços e desafios no cenário da influência no Brasil. A pesquisa mostra que influenciadores LGBTQIAPN+ e de corpos diversos têm boa lembrança de marca, mas a presença de creators mais maduros, negros e de pessoas com deficiência segue limitada. Apenas 38,6% citaram marcas que incluem PcDs em suas ações.
👉 Baixe a pesquisa aqui
👉 Leia mais no Meio & Mensagem
Instagram lança novas funcionalidades
O Instagram trouxe uma leva de novidades em agosto:
- Agora é possível repostar conteúdos de terceiros no feed e na aba do Reels.
- Foi lançado um mapa interativo, que mostra em tempo real a última localização ativa dos amigos (apenas se o usuário ativar a função).
- Criadores poderão organizar Reels em séries, conectando publicações de forma sequencial e abrindo espaço para conteúdos narrativos e criativos.
- E em fase de teste: Reels protegidos por senha, acessíveis apenas a quem tiver o código.
👉 Saiba mais no Extra
👉 Veja no Tudo Celular
👉 Leia no Estadão
Dinamarca endurece regras contra deepfakes
O governo da Dinamarca apresentou uma proposta para alterar sua lei de direitos autorais, com o objetivo de combater deepfakes produzidos por IA. Se aprovada, a lei dará às pessoas o direito de exigir que plataformas online removam conteúdos feitos sem consentimento usando seu rosto, voz ou características pessoais.
Spotify aposta em mensagens diretas
O Spotify anunciou o lançamento do recurso de mensagens diretas entre usuários. A novidade permitirá compartilhar músicas, álbuns e podcasts sem sair do aplicativo, reforçando a estratégia de transformar o streaming em uma rede social e aumentar a receita publicitária. O recurso será liberado para maiores de 16 anos.
👉 Confira no B9
👉 Veja na Folha
Esses foram os principais acontecimentos de agosto no universo digital e no marketing de influência. Um mês marcado por debates importantes sobre ética, diversidade e segurança, mas também por novidades que podem transformar a forma como criadores e marcas se conectam com o público.
Acompanhe nosso site e redes sociais para se manter atualizado com os movimentos que impactam quem cria, comunica e se conecta todos os dias nas redes.