A Bienal do Mercosul também estará presente na Feira do Livro de Porto Alegre. Uma parceria entre a Fundação e a Câmara Rio-Grandense do Livro irá incluir uma programação especial baseada no próximo tema da Bienal, “O Triângulo do Atlântico”. Serão debates, palestras e apresentações, entre elas a vinda do nigeriano ganhador do prêmio Nobel de literatura, Wole Soyinka.
Soyinka critica as administrações da Nigéria e as tiranias políticas mundo afora, inclusive fez denúncias contra o regime de Mugabe de Zimbabwe. Muitos de seus trabalhos tratam do que ele chama de “o coturno opressivo e a irrelevância da cor do pé que a calça”. É autor de “Os Intérpretes” e “É melhor partires na madrugada”. Ele virá a Porto Alegre, e nas atividades da agenda, além de receber título de doutor honoris causa pela UFRGS, e acompanhar algumas homenagens na Feira do Livro, Wole Soyinka vai falar sobre sua trajetória. O evento acontece no dia 19 de novembro, às 10h30, no Theatro São Pedro. A entrada é gratuita e aberta ao público.
O tema da 11ª Bienal “O Triangulo do Atlântico” é baseado nas influências culturais na arte contemporânea da história da América Latina e as matrizes europeia, americana e africana. Por isso montamos uma grade especial de programação. As atividades começam nesta semana e têm como temas a cultura indígena, as mulheres negras, a África, a desigualdade social, entre outros. A Bienal também presenteará os visitantes da feira com a apresentação da a banda Ọ’ṣẹ́ẹ̀túrá (Afrca’nJazz), sob a direção percussionista nigeriano Ìdòwú Akínrúlí, em homenagem a Wole Soyinka! Além da extensa programação, acontecerá o ciclo de palestras “Africanidades”, atividade paralela em parceria com o Memorial do Rio Grande do Sul.
Para movimentar ainda mais a praça, três containers vão formar o triângulo no centro de Porto Alegre e levarão as questões: “De onde viemos?” e “Quem somos?”. O lançamento oficial da parceria entre a Câmara Rio-Grandense do Livro e a Bienal do Mercosul acontece na quarta-feira, 08 de novembro, às 17h. Os containers ganham nova e importante dimensão sendo fonte de informação sobre o conceito da Bienal, palco de encontros sobre o conteúdo da Bienal, pórtico de entrada e provocação sobre o tema e meeting point para quem visitar a Feira.
A Bienal do Mercosul tem como patrocinador master o Santander , uma realização do programa educativo SESC/Fecomércio, apoios da Unimed, Unicred, Panvel, Renner, Pompeia, Dufrio e financiamento do Ministério da Cultura e Secretaria de Estado da Cultura, Turismo, Esporte, Lazer. Todas as atividades têm entrada franca.
Bienal do Mercosul: Ganhador de prêmio Nobel participa da Feira do Livro
por