Tecnologia Assistiva para dar autonomia às pessoas

por

A importância de realizar atividades simples da vida diária como se alimentar sozinho, por exemplo, passam despercebidas quando não vivenciamos esta limitação em nosso corpo. É este olhar atento e sensível para as necessidades específicas de cada pessoa que a indústria Mercur busca aplicar através do projeto Diversidade na Rua, que desde 2011 desenvolve recursos de Tecnologia Assistiva.
A demanda de uma adaptação para utilizar os talheres que possibilitasse maior autonomia foi apresentada por pessoas com dificuldade de preensão palmar durante as Oficinas de Experimentação do projeto em escolas, universidades, instituições e também no Laboratório de Inovação Social da empresa, o LAB, que rotineiramente recebe profissionais da saúde e educação para cocriar produtos que atendam às necessidades das pessoas. Assim surgiu o Engrossador de Talheres.

Segundo a terapeuta ocupacional, Tatiane Silva, que atua no Hospital de Clínicas de Porto Alegre, a novidade é um material que possibilita favorecer a autonomia dos pacientes. “Quando se trata de um paciente que teve uma lesão neurológica ou motora, em que ele não consegue mais executar a tarefa de se alimentar com tanta exatidão termos a oportunidade ajuda-lo a nisso, dá à vida um novo significado. É muito mais que um benefício motor, é emocional”, relata.
Ela, que vem legitimando o produto através de testes com seus pacientes, explica que no caso de um acidente vascular cerebral, por exemplo, a adaptação significa possibilitar um fazer que antes era normal e que volta a ser possível, em uma ataxia, em que a pessoa vai perdendo a mobilidade, significa maior autonomia e segurança neste processo, em uma doença de parkinson, em que se tem um tremor, o engrossamento possibilita melhor capacidade de preensão.
Muitas pessoas que necessitam usar o Engrossador de Talheres também precisam fixar o talher nas mãos, desta forma é possível usá-lo em conjunto com o Fixador de Mão em Tira. O produto está disponível online na Loja Mercur em duas apresentações, uma para talheres com cabo de metal e outra para cabos de madeira ou de polímero. Também pode ser adquirido por venda direta nas oficinas e encontros que o Diversidade na Rua promove em algumas cidades do Rio Grande do Sul – o calendário está disponível no site http://www.diversidadenarua.cc/cotidiano/todas.

Posts relacionados:

Deixe seu comentário