Turistas de todo o Brasil buscam a região do Vale dos Vinhedos e do Vale do Rio das Antas para viver as tradições do período de colheita da uva.

Divulgação Pauta Assessoria


Após um ano de muitos cuidados, trabalho árduo e tratos especiais nos vinhedos, a Serra Gaúcha está pronta para receber turistas de todo o Brasil a fim de viver a experiência da Vindima. Entre os meses de janeiro e março produtores rurais, enólogos e suas equipes celebram os parreirais carregados de uva com a colheita do fruto que dá origem ao principal produto turístico da região: o vinho.
Visita ao parreiral, colheita e a tradicional pisa das uvas, curso de degustação, almoço harmonizado, lanche típico e visita a caves são algumas das atrações que fazem parte da programação turística desse período. Além de valorizar o trabalho realizado pelos vitivinicultores ao longo do ano, a Vindima é uma possibilidade da comunidade e dos turistas reviverem costumes e memórias dos colonizadores italianos da região.
Existem opções de passeios e programação de Vindima para todos os públicos. O roteiro ‘Fascínios da Vindima’ possibilitaum dia inteiro de programação e visita a três vinícolas da região – Cainelli, Salton e Cristofoli. Cada vinícola tem uma programação diferente: visita a museu familiar, colheita das uvas, merendim (lanche típico dos imigrantes italianos com queijo, copa, salame, pães artesanais, biscoitos, vinho, suco de uva e água), deslocamento a bordo do tuque-tuque (caminhão que transporta a uva), pisa das uvas, visita à caves, curso de harmonização de vinho com chocolates e queijos, e almoço da família italiana harmonizado com vinhos e espumantes.
Durante o passeio, o turista conhece também o Vale do Rio das Antas, região que abriga as vinícolas Salton e Cainelli em uma paisagem exuberante. Pousadas, cantinas, restaurantes, vinícolas e alambique localizados no vale contam diferentes aspectos da imigração italiana proporcionando uma experiência de aproximação com a história local e a natureza.
Já quem não tem muito tempo disponível pode optar pelo roteiro ‘Vindima no Vale’, que dura meio turno e reúne visita a Vinícola Miolo, pisa das uvas e merendim.
As duas opções de passeio disponibilizam ao turista transporte e guia de turismo inclusos e as datas de início e fim podem variar de acordo com a safra da uva. Datas e valores do ‘Vindima no Vale’ e ‘Fascínios da Vindima’ estão disponíveis em www.giordaniturismo.com.br ou através (54) 3455.2788.
VINDIMA NO VALE
Duração: meio turno
Valor: a partir de 3x de R$63,30 por pessoa
Válido: de 10 de janeiro a 17 de março de 2018.
 
FASCÍNIOS DA VINDIMA
Duração: dia todo
Valor: 6x R$ 52,50 por pessoa
Válido: De 13 de janeiro à 10 de março de 2018 (aos sábados).
Saídas extras no carnaval nos dias 10 e 12 de fevereiro (máximo de 20 pessoas por dia).
 
Para informações e compra: (54) 3455.2788