Responsabilidade de big techs, WhatsApp ads, Youtube no Brasil, estudo sobre Chat GPT…

por

Nos despedimos de junho e, como de costume, trago aqui um resumão com os principais destaques do último mês no universo do marketing, tecnologia e mídias digitais. Se você trabalha com comunicação, negócios online ou influência nas redes, vale a pena conferir cada uma dessas movimentações.


Para consumir este conteúdo em vídeo, clique na imagem abaixo ou então continue rolando a página para ler o artigo:


STF decide: redes sociais podem ser responsabilizadas por conteúdos ofensivos

O Supremo Tribunal Federal (STF) tomou uma decisão que pode mudar a forma como lidamos com conteúdo nocivo nas redes sociais. A Corte decidiu que plataformas digitais podem ser responsabilizadas judicialmente por postagens ofensivas ou criminosas, mesmo sem ordem judicial prévia, desde que tenham sido notificadas extrajudicialmente e não tenham removido o conteúdo.

Além disso, as redes passam a ter o dever de criar canais de denúncia sigilosos e agir com mais rapidez em casos graves. O objetivo é fortalecer a proteção à dignidade e aos direitos dos usuários.

🔗 Leia na íntegra: STF responsabiliza redes sociais por conteúdo ofensivo

WhatsApp agora com anúncios

O WhatsApp vai começar a exibir anúncios na aba de “Status”, espaço semelhante ao Stories do Instagram. As publicações patrocinadas vão aparecer entre estes conteúdos de amigos e familiares, mas a empresa garante que as mensagens privadas não serão usadas para segmentação de anúncios.

Além disso, os canais — recurso usado por marcas, influenciadores e criadores de conteúdo — poderão cobrar pelo acesso a publicações exclusivas.

🔗 Leia na íntegra: WhatsApp com anúncios: saiba onde eles vão aparecer

Inteligência artificial para decifrar miados e latidos?

A gigante chinesa Baidu está criando uma inteligência artificial capaz de traduzir sons emitidos por animais, como latidos e miados, para uma linguagem compreensível por humanos. O sistema ainda está em fase de testes, mas a ideia é que, futuramente, tutores possam entender o que seus pets estão tentando lhe dizer.

🔗 Leia na íntegra: IA promete traduzir o que seu pet está tentando dizer

Impacto econômico do YouTube no Brasil

O YouTube injetou R$ 4,94 bilhões ao PIB brasileiro em 2024, com mais de 130 mil empregos gerados, segundo estudo da Oxford Economics. A plataforma também é uma importante fonte de renda para criadores e uma aliada estratégica para pequenas e médias empresas que buscam expandir sua presença digital.

🔗 Leia na íntegra: O impacto econômico do YouTube no Brasil

Uso excessivo do ChatGPT pode afetar a aprendizagem

Uma pesquisa do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) acendeu um sinal de alerta sobre o uso de ferramentas de inteligência artificial como o ChatGPT na aprendizagem. Segundo o estudo, usuários que utilizaram a IA por quatro meses apresentaram desempenho inferior em habilidades neurais, linguísticas e comportamentais. A pesquisa destaca a importância de equilibrar o uso dessas ferramentas com métodos tradicionais de estudo e pensamento crítico.

🔗 Leia na íntegra: ChatGPT pode impactar negativamente a aprendizagem, diz MIT


Para quem trabalha ou quer atuar com posicionamento de marca, criação de conteúdo e relacionamento com públicos nas redes, estar por dentro dessas mudanças é fundamental!

Quer transformar essas tendências em oportunidades para a sua marca?
Ajudamos empresas, profissionais e criadores a se posicionarem com estratégia, criatividade e resultados. Converse agora mesmo com nossa especialista em Marketing de Influência e entenda como nossas soluções podem ajudar você e seu negócio!

Posts relacionados: