Uruguai realiza evento em Porto Alegre para influencers, imprensa e profissionais do trade

por
Divulgação / Ministério Turismo do Uruguai

Nesta terça-feira, dia 7, Porto Alegre recebe o evento “Experimente o Uruguai”, que reunirá imprensa, influenciadores, agências e demais profissionais do turismo para rodada de negócios e workshop, realizado pelo Ministério do Turismo do Uruguai e Câmara de Turismo Uruguaia (Camtur), com presença de 24 empresas do país, incluindo hotéis, agências e destinos regionais. O encontro acontece no hotel Hilton Porto Alegre, das 14h às 20h30.

Desde a abertura das fronteiras do Brasil com o Uruguai, em novembro, os brasileiros têm buscado cada vez mais o país vizinho. No primeiro trimestre, o Uruguai recebeu mais de 56,1 mil brasileiros, o que equivale a cerca de 20% do total de visitantes que ingressaram no país no período.  

Com o objetivo de fortalecer ainda mais a marca Uruguai Natural em território brasileiro, o evento apresentará as novidades do país e experiências únicas relacionadas principalmente ao enoturismo, turismo rural, gastronomia e produtos que se somam às tradicionais atrações uruguaias. Durante o encontro haverá diferentes dinâmicas de trabalho. 

A Câmara de Turismo organizou a logística e incentivou a participação de uma delegação com mais de 30 integrantes do setor privado, cumprindo o papel de articulador de uma governança pública e privada para promoção do destino”, explica Marina Cantera, presidente da Camtur.

Na rodada de negócios as empresas estarão à disposição para apresentar projetos e novidades a agentes e operadores de viagem. A companhia aérea Azul, que conecta o país com os gaúchos, também estará presente. A partir das 15h30, haverá apresentação de importantes departamentos uruguaios, como Maldonado, Rocha e Colônia, além do empreendimento Enjoy Punta del Este.

O Uruguai é um país de braços abertos, com grande conectividade e proximidade geográfica e cultural com os gaúchos. Queremos ampliar nossas afinidades e laços de irmandade durante o evento, assim como divulgar a diversidade de experiências turísticas oferecidas pelo destino”, explica Roque Baudean, diretor Nacional de Turismo do Uruguai.

Tendo em vista ampliar o número de visitantes, o Uruguai mantém até 30 de setembro os benefícios concedidos a turistas estrangeiros, como a isenção do imposto IVA em hospedagens e restaurantes e a implementação de tax free em compras.  

País anuncia novidades e tem olhar atento ao enoturismo

O Uruguai é um país pequeno mas com grandes paisagens e poucas distâncias. Pelo território uruguaio estão cerros, campos, parques naturais, fauna marinha e diversidade de aves. É um destino de grandes sabores e tradições, bem como experiências gourmet que combinam e harmonizam com a cultura do vinho. Por isso, os brasileiros que visitarem o Uruguai nos próximos meses encontrarão um país vibrante e repleto de novidades, especialmente no mundo da cultura e dos vinhos.

Em Maldonado, por exemplo, foi inaugurado em janeiro o Museo de Arte Contemporáneo Atchugarry (MACA), localizado em Manantiales, no prédio da fundação Pablo Atchugarry. O espaço traz o acervo do escultor uruguaio e tem entrada gratuita. 

Outro lançamento do último ano é a reabertura da Plaza de Toros Real de San Carlos, em Colônia do Sacramento. Reformada, a centenária praça tem museu, espaço de exposições para artes e vinhos locais e um centro de convenções. 

Na área do enoturismo, o Uruguai tem agenda completa de eventos, visitas e degustações. O país soma um total de 198 vinícolas, muitas distribuídas na faixa costeira – desde as muito pequenas e familiares até aquelas de prestígio internacional. Entre os eventos de enoturismo destacam-se a Rota Rosa, na região de Canelones. É um projeto inovador lançado este ano e focado na produção de vinhos rosé do país e com 14 vinícolas envolvidas. Além disso, entre os dias 27 e 30 de julho ocorrerá o  7º Festival Binacional de Enogastronomía entre Rivera e Santana do Livramento (RS), que promete ser um dos maiores eventos do segmento.