A busca pelo “match perfeito” entre marcas e influenciadores

por

Artigo por Andressa Griffante

Fechar uma parceria e realizar a “publi dos sonhos” nem sempre é fácil!

As empresas desejam encontrar o influenciador ideal para conversar com seu público-alvo. E por outro lado os influenciadores querem divulgar apenas produtos e serviços que confiam e contar com marcas e agências que valorizem seu processo de criação.

Embora não exista uma fórmula perfeita, é possível se atentar para alguns aspectos importantes na hora de buscar este “match”. Pois não basta apenas escolher um influencer do seu segmento, nem apenas escolher um influencer com maior quantidade de seguidores.

É necessário avaliar audiência, nicho, engajamento, linguagem entre outros fatores relevantes para cocriar uma campanha bem sucedida.

É um trabalho que geralmente leva tempo de pesquisa, avaliação e checagem de dados minuciosa. Por isso muitas empresas terceirizam esse serviço buscando agências especializadas. Se este é o seu caso, me escreva que terei o prazer de apresentar melhor nossos serviços de curadoria de influenciadores. E, claro, segue lendo abaixo pra anotar algumas dicas que já serão bem úteis para que você encontre o parceiro ideal para sua próxima campanha!

Match no segmento de atuação

Buscar por influenciadores que circulem pelo seu segmento de mercado, seja criando conteúdo ou consumindo produtos ou serviços desta área.

Muitas vezes aquele perfil mais “lifestyle” cheio de seguidores pode não gerar o engajamento esperado dentro do nicho de atuação que a marca deseja.

Match nas características de público

Não apenas o influenciador deve combinar com o perfil de público da marca, como os seguidores dele também devem atender aos mesmos critérios.

Verifique geolocalização da audiência, gênero e faixa etária predominante do público, além da taxa média de engajamento daquele influenciador.

Match na linguagem e tom de voz

Se a marca tem postura mais séria, talvez um influenciador de conteúdos humorísticos não combine. Bem como, para marcas que atendem o público infantil um influenciador que fala “palavrão” não é adequado.

Verifique o estilo, postura, linguagem e a imagem do influenciador e entenda se está de acordo com a imagem que sua marca quer transmitir.

Match na cocriação

Uma publi perfeita acontece quando há participação e proatividade de ambas as partes.

Entender sobre o processo criativo do influencer e orientar sobre as expectativas da marca irá auxiliar no planejamento da melhor narrativa. O influenciador conhece as melhores formas de engajar seu público.

Match com o produto e/ou serviço

Nada como o influenciador conhecer, testar, usar seu produto ou serviço para então produzir seu conteúdo com mais propriedade.

Uma recomendação genuína é o mundo ideal para que uma publi gere resultados positivos.

Você leva em consideração todos esses fatores na hora de escolher um influenciador? Tem mais algum aspecto que você avalie? Conta pra mim 🙂

—————

Andressa Griffante é Jornalista e atua com projetos de conteúdo digital para promover marcas e experiências. Estratégias e Consultoria em Marketing de Influência na agência RSbloggers. Divulgação e capacitação online para o turismo em Passageira.com.br.

Deixe seu comentário