A agência RSbloggers em uma parceria com o Pinterest Brasil, promoveu no último mês encontro exclusivo dos membros de seu Clube de Influenciadores com a Creator Specialist da plataforma, Inaê Luiz. O evento virtual foi um treinamento para que os criadores aproveitem ao máximo as possibilidades da ferramenta recém lançada, o Idea Pins.

O Pinterest é uma plataforma de descoberta visual em que as pessoas buscam se conectar com criadores de conteúdo que as inspirem, informem e encorajem a experimentar coisas novas, pois estão prontas para agir. No app, quanto mais pessoas interagirem com seu conteúdo, mais ele será exibido no feed de outros usuários. E foram muitas as dicas e insights proveitosos durante o treinamento para alcançar os melhores resultados com os “pins”.

Destacamos aqui alguns pontos principais da apresentação do Pinterest Brasil:

Sobre a criação de conta:

– Optar por uma conta business e reivindicar seu site para que sua foto do perfil apareça ao lado de quaisquer Pins provenientes das contas conectadas, dando a você a atribuição que merece pelo conteúdo.

– É importante ter um perfil atraente, com foto ou logo e descrição sobre seu tipo de negócio, contendo seu site ou outra URL de interesse. Isso ajuda a gerar mais tráfego diretamente para este site.

Sobre os formatos de conteúdo:

Há 3 formatos de conteúdo para serem compartilhados pelo Pinterest: os Pins estáticos (fotos), Pins em Vídeo e o novo Idea Pins. Entenda melhor quando usar cada um deles:

– Estáticos (foto): para compartilhar conteúdo facilmente e mostrar suas ideias em um piscar de olhos.

– Vídeos: seja destaque e chame mais atenção no feed. Os Pins de vídeo contam uma história mais abrangente sobre sua marca, ideia ou projeto.

– Idea Pins (novo): Pins com várias páginas que ficam sempre disponíveis (não somem em 24h). Adicione vídeos, fotos e texto diretamente no Pinterest. Cada página comporta um vídeo de 60 segundos de duração e é possível adicionar até 20 páginas num mesmo Idea Pin.

Sobre o Idea Pins:

– Como esta é uma ferramenta nova da plataforma, tende a ganhar mais relevância no feed dos usuários;

– A primeira página do Idea Pin é a “capa” do conteúdo e aquilo que irá atrair os usuários a conferir as outras páginas, portanto escolha bem o que inserir nesta primeira página (vídeos costumam performar melhor);

– Evite subir para o Pinterest vídeos com logo ou stickers de outras redes sociais como Instagram ou TikTok, pois o algoritmo do Pinterest tende a promover menos estes conteúdos com referências de apps concorrentes;

– Estes são os principais recursos do Idea Pins: marcação de pessoas, edição de vídeos, filtros, música, narração gravada, modo fantasma, texto com fontes e cores diversas e adesivos animados.

Vídeo com um resumo do Idea Pins:

 

Sobre o Clube de Influenciadores

O formato de clube de assinatura voltado para influenciadores existe na empresa desde 2016 e no ano passado ganhou nome e identidade virtual própria. Entre as mudanças estão ações cada vez mais virtuais – possibilitando a participação de membros de outras partes do país – e as parcerias com profissionais e empresas que ampliem os benefícios aos membros, através de descontos em serviços ou capacitações gratuitas.

Em paralelo, o perfil de Instagram @clubedeinfluenciadores agrupa uma curadoria de conteúdo sobre o universo de creators, como dicas de ferramentas, notícias e pesquisas. A rede social também será mais um espaço de divulgação para os assinantes e seus projetos.

Como fazer parte do Clube

Para fazer parte do Clube de Influenciadores, o empreendedor ou produtor de conteúdo digital deve estar de acordo com os Requisitos de participação (que exigem autenticidade, relevância e frequência em suas produções) e então preencher um formulário com seus dados. A assinatura é anual, com o investimento de R$ 250.

O retorno em visibilidade, conexões e materiais exclusivos que os membros têm ao seu alcance durante o ano garantem um ótimo custo-benefício. Além disso, o clube coloca os membros em uma posição privilegiada perante o mercado. Pois são criadores que entendem seu papel como marca pessoal, que investem em aprimoramento, relacionamento e divulgação para se manterem competitivos numa indústria em constante transformação.”, garante Andressa Griffante, Empresária e Jornalista que encabeça o projeto. Ela também afirma que um dos diferenciais do clube é a inovação de benefícios e parceiros que ocorre todos os anos, atraindo novos interessados e fidelizando quem já faz parte. Mais informações em rsbloggers.com/clube.