Vale do Taquari colhe resultados positivos de ação inédita com influenciadores

por

Experiências compartilhadas pelos criadores de conteúdo digital para promover os atrativos da região superaram expectativas dos municípios e empreendedores

Francine Agnoletto, Eduardo Viero, Anelise Zanoni e Mônica Morás.

Atrativos turísticos de 20 municípios do Vale do Taquari fizeram parte de uma ação de divulgação digital inédita, capitaneada por Sebrae/RS e Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales), como parte de um projeto que visa Promover o Turismo da região (Promotur). Na campanha de branded content assinada por RSbloggers e Way Content, reconhecidos blogueiros de viagem gaúchos participaram de um roteiro de experiência nos diversos recantos da região, conhecendo sua história, cultura, gastronomia, áreas de lazer e ecoturismo.

As viagens ocorreram em outubro e novembro passado, com Anelise Zanoni (TravelTerapia), Eduardo Viero e Mônica Morás (Blog Eduardo e Mônica) e Francine Agnoletto (Viagens que Sonhamos). Todos os pontos percorridos por eles foram compartilhados em suas redes sociais (descritos ao final deste texto) e em seus sites. Como resultado, as cidades e estabelecimentos divulgados registraram crescimento na busca por reservas em passeios e experiências, de seguidores em redes sociais e, consequentemente, também nas vendas.

A entrega de conteúdo nos meios online ainda superou a expectativa em 447%. Para o Gestor de Projetos Coletivos do Sebrae RS dos Vales do Taquari e Rio Pardo, Diego Zenkner, a presença digital da região e empreendedores é fundamental para que o Vale do Taquari desponte ainda mais no turismo. “Este tipo de ação veio agregar em nossa estratégia, que é a de promover o turismo regional”.

Além de dar mais visibilidade ao Vale do Taquari, a iniciativa buscou incentivar a retomada das viagens priorizando destinos regionais. Serviu ainda como estímulo aos negócios locais, reforçando sua responsabilidade em prover mais segurança aos turistas.

A divulgação foi dividida em etapas, que contemplaram: o anúncio da ação para a imprensa regional; as experiências de viagem sendo mostradas em tempo real por cada influenciador; posteriormente a publicação em blogs e redes sociais de fotos e vídeos com destaques e mais informações sobre os lugares visitados; a criação e divulgação de vídeos de IGTV reunindo as principais atrações de cada cidade; e para finalizar, um encontro virtual de feedback das organizadoras com todos os representantes dos municípios e empreendimentos integrantes.

Além da grande visibilidade que tivemos neste período das visitas, a experiência gerou grande aprendizado para os empreendedores e governança, pois o feedback gerado nos mostrou o que precisamos melhorar e o que está bom. Com isso, podemos fazer novas ações para ajustar o que precisa ser melhorado e acelerar o que temos de melhor”, declarou Zenkner.

O projeto Promotur segue em 2021 com inúmeras ações para promoção e captação de visitantes para a região. “Estamos trabalhando em outras ações para estimular as pessoas que viajam por conta (individualmente ou em família) e também os visitantes que viajam através de agências. O Vale do Taquari tem tudo para deslanchar no turismo, já vimos um aumento expressivo de visitantes no último ano e temos o potencial necessário para crescer ainda mais, tornando o destino uma das principais opções turísticas do Estado”, confirma o Gestor do Sebrae/RS.

Um dos pontos altos da campanha foi a experiência do Trem dos Vales. O trajeto de cerca de 45 km – passando por paisagens exuberantes, 21 túneis e 15 viadutos – obteve nesta edição recorde de vendas e tickets esgotados com antecedência em pleno ano de pandemia e restrições.

Sobre a Amturvales: A Associação dos Municípios de Turismo da Região dos Vales (Amturvales) foi fundada em 29 de março de 1995, e a partir de 1999 a iniciativa privada (hotéis, restaurantes, agências de viagens, entre outros) passou a fazer parte do quadro associativo da entidade – que anteriormente era formado apenas por Prefeituras Municipais. Desde então, desenvolve importantes ações que valorizam a diversidade do turismo local, coordenando ações, qualificando roteiros, integrando o trade turístico regional e representando o Vale do Taquari junto ao Ministério do Turismo, à Secretaria de Turismo do Estado, outras Secretarias e Municípios. Saiba mais em http://amturvales.com.br/.

Sobre o Sebrae: Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas cujo objetivo é a capacitação e a promoção do desenvolvimento econômico e competitividade de micro e pequenas empresas, estimulando o empreendedorismo no país.

Confira imagens da experiência:

SERVIÇO – Turismo no Vale do Taquari

Onde encontrar informações:

Anelise Zanoni (TravelTerapia):
http://travelterapia.com.br/
https://www.instagram.com/travelterapia/
https://www.facebook.com/travelterapia
https://br.pinterest.com/travelterapia


Eduardo Viero e Mônica Morás (Blog Eduardo e Mônica):

https://www.eduardo-monica.com/
https://www.instagram.com/blogeduardoemonica/
https://www.facebook.com/blogeduardoemonica
https://br.pinterest.com/blogeduardoemonica/
https://www.instagram.com/eduviero/
https://www.instagram.com/monicamoras/


Francine Agnoletto (Viagens que Sonhamos):

https://www.viagensquesonhamos.com.br/
https://wwinstagram.com/fran_agnoletto/
https://www.facebook.com/ViagensSonhamos
https://br.pinterest.com/franagnoletto/
https://www.youtube.com/c/ViagensqueSonhamos

 

Onde reservar pacotes e roteiros:

RS Turismo
Operadora Librelotto Tour
Imitur Viagens e Turismo
Dreams Viagens e Turismo
Voar Viagens e Turismo
Promove Agência de Turismo
Bike and Trekking
Weekend Tour

 

Deixe seu comentário