Estamos no quarto e último artigo de uma série sobre as oportunidades e desafios na creator economy em 2024!
Reuni o que considero os principais insights para quem deseja se diferenciar na área, com base em meus sete anos atuando no setor, acompanhando as movimentações do mercado e principalmente escutando influenciadores e marcas no dia a dia das campanhas.
#4 – NOVOS JOBS E POSSIBILIDADES ALÉM DO PUBLI
O Insight nº 4 instiga marcas, agências e influenciadores a adotarem novos formatos de campanha. Não é de hoje que se estimula a criatividade nos jobs. Mas mais do que isso, o tradicional publipost nem sempre é a melhor estratégia para os objetivos da marca.
Um post no feed fazendo pose segurando o produto há tempos já não é considerado um conteúdo que engaje. Sabendo disso, é hora de investir mais em todo o potencial de um criador de conteúdo e entender como ele pode contribuir com uma marca de forma mais inovadora.
O influenciador pode apresentar uma web série no canal do anunciante, ao invés de apenas recomendar esta empresa em seu perfil, por exemplo. Outro formato pode ser contar com o influencer como um consultor ou palestrante, ajudando a fortalecer a criação de conteúdo de gestores e/ou colaboradores.
O licenciamento também é outra alternativa, lançando produtos ou linhas de produtos que levam o nome/marca deste influenciador. Ou ainda, apostar no influencer como modelo para materiais gráficos, cobertura ou participação especial em eventos da marca…
Oportunidade: As marcas e profissionais que souberem identificar todo o potencial dos criadores de conteúdo e conectá-los aos diferentes objetivos de produtos, serviços e experiências, navegarão em um oceano azul de possibilidades.
Essa oportunidade permite, entre outras coisas, que a marca crie cases de destaque, atraia mais atenção do público pela novidade, fortaleça o vínculo com o influenciador e ainda se aproxime de seu público-alvo de forma memorável.
Desafio: A criatividade e vontade de criar campanhas diferenciadas precisa contar com o envolvimento de todas as pontas: marca, agência e influenciadores. No entanto, ainda percebemos no mercado criadores de conteúdo que só sabem vender o formato tradicional e que travam quando lhes é solicitado um orçamento diferente do famigerado “1 post no feed e 3 stories”. Portanto, ao meu ver, o principal desafio será encontrar os perfis de creators mais adequados e preparados para esses outros formatos de contratação.
Da mesma forma, muitas marcas e agências mais conservadoras deverão abrir a mente para todo o potencial e talento dos influenciadores.
Vocês já desenvolveram ou viram alguma campanha por aí que chamou a atenção pela inovação?
__________________
Acompanhe todos os Insights da série:
- Insight Nº1 para a Creator Economy em 2024: Oportunidades e Desafios
- Insight Nº2 para a Creator Economy em 2024: Inteligência Artificial mais humana
- Insight Nº3 para a Creator Economy em 2024: Não basta mensurar, é preciso interpretar
Planejando sua próxima campanha com influenciadores? Escreva para andressa@rsbloggers.com e vamos bater um papo 🙂